domingo, julho 6

Crônicas em São Paulo - Após um longo porém nada tenebroso outono, volto a escrever neste espaço. Novamente, errante, aportei em São Paulo, onde o destino me mandou a fim de cuidar da saúde de meu filho. Sair de Fortaleza e vir para a Cidade que sempre cuidava em denominar "loucrópole" foi uma mudança grande e por demais abrupta em nossas vidas. Mas, enfim, tudo acontece por uma razão, é o que diz o meu mantra etéreo-metafísico que tanto tenho entoado nos vagos momentos de repouso. Por outro lado, São Paulo, vim a descobrir, tem sido uma doce novidade. Uma agradável surpresa na verdade. Seguem, portanto, a partir de agora, textos enebriados pelo doce ambiente que consegue amalgamar nostalgia e boemia, sem que consigamos esquecer que ali bem próximo, também respira o ar quase irrespirável de uma Cidade que não pára nunca.

Crônicas de São Paulo I

Meus Caros Amigos,

Por aqui, nesta gigante Sampa, tudo bem graças a Deus.
Um tempo meio frio, já nos ensinou que as saídas devem sempre vir acompanhadas de um casaco sempre à mão. Uma olhada no boletim do tempo também não é um passatempo inútil como pensávamos nos trópicos alencarinos.
Com a chegadas dos nossos carros, a mobilidade maior finalmente veio, já que o GPS ajuda bastante numa megalópole como SP. As ruas já não parecem tão inóspitas como nos primeiros dias, tampouco o ambiente tão estranho. Apesar de que São Paulo precise justamente do contrário. Aqui já há carros demais, todos já sabem. No entanto, estar motorizado, ainda permite o prazer de redescobrir a Cidade nos finais de semana ou feriados prolongados, onde parece que a Cidade parece desfalecer do dia-a-dia caótico para renascer como numa agradável surpresa.
Aos poucos vamos fazendo algumas amizades, que se juntam aos telefonemas dos amigos e parentes não tão distantes nestes dias de internet e globalização.
Nossos trajetos principais já nos são conhecidos de cor e salteado, em que pese os saltos serem tão efêmeros nas horas de muito tráfego. Aliás, já familiarizados com os rodízios e as horas em que todas as vias parecem ter congelado, evitamos o desagradável com algumas horas em casa ou mesmo caminhando pelo agradável bairro de Moema.
Moema, diga-se de passagem, onde moramos, aqui do lado dos pássaros. Pássaros mesmo, pois o bairro é dividido pela Avenida Ibirapuera entre o lado pontuado por vias como Sabiá, Canário, Gaivota, Macucos (que tanto nos lembram o Tom Jobim) etc. e o lado das ruas indígenas, lá distante.
Entre tantas andanças percebemos a Cidade também agradável dos inúmeros botecos, das cantinas e pizzarias, de tantas igrejas. Das feirinhas dos bairros onde se encontra de tudo um pouco.
É uma loucura organizada, como podemos perceber.
Uma manhã no Parque do Ibirapuera, me faz lembrar La Place de Voges em Paris. São tantas crianças a brincar à luz aconchegante da carruagem de apolo, tantas tribos e estirpes diferentes, num encantador e uníssono diletantismo dominical, que me fez olhar cada segundo com mais emoção.
Um dia desses, por entre uma nesga de prédios, meio tímida, eu vi a lua, meio que enodoada pela feia fumaça que sobe apagando as estrelas. Estava linda, deselegantemente linda.
Em São Paulo, a cada dia eu agradeço o sorriso diário dos nossos lindos rebentos. Não há paisagem igual que vem juntar-se às boas novas de que estamos alcançando os objetivos que aqui nos trouxeram.
Apesar da saudade meio que latente de tantos que nos são tão caros e estão distantes, aqui e agora, é o nosso lugar.
Amanhã, vai ser outro dia, ainda melhor.
Amém!

6 comentários:

  1. Gostei do seu blog e virei mais vezes aqui.
    Posso te linkar no meu blog?
    abraços

    ResponderExcluir
  2. De São paulo só lembro de tardes cinzentas, ruas com prédios muito altos, poluição, mulheres executivas de pasta na mão e fala pouca, taxistas negociando as corridas, ruas e muitos viadutos, outdors gigantes, teatro dentro de shopping, poucas árvores e muita pedra, concreto, gente andando rápido demais, trabalhador dormindo no ônibus e terminei minha vaigem me emocionando com um lindo coral no aeroporto organiado pelas aeromoças, era natal!!!!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Meu querido...
    Texto muito lindo!!!!
    Muitas saudades...
    Torcendo sempre pelo Vi.
    Beijo gigante em todos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita e já te linkei lá.
    Sampa de pedras, de modernidade e de calor humano mesclado...rs
    grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Emerson... Quanto tempo!!!
    Lembra de mim? Quer dizer que você está em Sampa... Bom, estava ouvindo Beatriz e lembrei de toda a história do anomia... resolvi te visitar.
    Beijos grandes e desejo tudo o de melhor para o seu filho!

    ResponderExcluir
  6. Emerson querido,
    PARABÉNS!!!!! todas as graças de Deus para vocês. Em outubro estarei ai, quem sabe a gente de encontra. Jonas e a Loura gostaram muito de encontra-los.
    beijão da Ritinha

    ResponderExcluir

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Porque escrevo

Cada um tem a sua terapia. Há os que correm, pintam, cantam... Minha maior terapia é escrever. Posso ser o que sou, o que nu...