segunda-feira, agosto 22

Mais um TT mundial Made In Ceará: #TuiteUmFilmecomBoquete

Ontem, seguindo a fórmula da qual já falamos aqui, criei mais uma hashtag para emplacar nos TTs. Foi mais um tt mundial e teve aceitação recorde.

Anteriormente, já consegui emplacar nos Trending Topics mundiais e Brasil, outras que criei, como #FortalezadasAntigas, #Tuiteumsonho, #tuite1mentira, #DiadoOrgulhoBabaca etc (Veja aqui ou aqui, algumas delas, foram mais de 10 ao todo no espaço de 02 meses apenas).

A história foi até simples: a timeline só falava a palavra "boquete", em função de algum episódio que teria acontecido relacionado a isso. Já que o assunto era esse, resolvi criar um meme, #tuiteumfilmecomBoquete, pois era justamente o que a timeline pedia naquele momento.

Os dois primeiros, cerca de 10 da noite do dia 21.08.11, foram estes:
Os dois primeiros tuites de mais uma hashtag que virou TT mundial

Logo depois, a velocidade com que viralizou foi impressionante. Alcançou TT Brasil e Mundial em poucos minutos:

TT Brasil

TT Mundial

O engraçado deste TT, que mais uma vez iniciei através de minha conta @emersonanomia, é que ele gerou sub-TTs, como BOQUETE (Também TT Mundial) e depois Boquetes (TT Brasil).  Os diversos títulos que surgiram foram hilários e a quantidade de pessoas reclamando da "trollada", mais ainda. O que muitos não entendem, é que uma trollada como essa que chega a ter repercusão mundial, busca justamente colocar um tópico para discussão. O que mais se comenta numa mídia social que se pretende "elitizada" como o Twitter, é fugir do que chamam de "tosquices", como o Orkut, mas esse discurso, por si só, já é arrogante.

Foram várias também as críticas "puritanas" como: "que País é esse que coloca isso nos TTs?". Pior ainda é que começaram a surgir os kibadores (pessoas que copiam) da autoria da hashtag, somente com #tuiteumfilmecomBoquete foram dois tentando assumir a autoria do meme.

As mídias sociais digitais têm o nome "sociais" não por acaso. Saber conviver com os diferentes é que ainda é difícil para muitos.

O monitoramente mostrou mais de 30 mil menções do termo, um alcance de milhões de pessoas, sem falar nas piadas dentro das piadas. Por exemplo, no site What The Trend, que explica os tts mundiais, coloquei a definição de "boquete" como sendo de uma ave rara no Brasil. A hashtag continua sendo primeiro lugar no Brasil há mais de 15 horas seguidas.

Enfim, para encarar as mídias sociais, talvez seja um pré-requisito, ter senso e bom humor :)

Veja aqui a lista dos 100 perfis mais influentes que "toparam" a brincadeira, via Edelman (ranking mundial na qual este vosso blogueiro continua entre os Top 100 do mundo há mais de um mês, talvez fruto de tantos TTs em sequência). Aqui a lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Porque escrevo

Cada um tem a sua terapia. Há os que correm, pintam, cantam... Minha maior terapia é escrever. Posso ser o que sou, o que nu...